Neste blog fazemos um breve análise sobre o símbolo hippie e seus impactos na quebra de paradigmas na década de 1960, apontando sua história no mundo e no Brasil e fazendo uma breve análise do signo hippie. Imaginem o alcance que teria o movimento hippie na era das redes sociais. Incrível o poder de mobilização e transformação social que influenciou o movimento hippie em todo o mundo, em um tempo onde não havia liberdade de expressão.

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Algumas influências do movimento hippie na comunicação

Algumas características deixadas pelo movimento hippie ficaram em nosso dia a dia, tais como; linguagem coloquial, cinema, artesanatos e música. 
Linguagem coloquial
As gírias hippies surgiram no Brasil principalmente nos anos 70 e tornaram-se moda entre os jovens. Entre as gírias utilizadas ainda nos dias atuais estão;
ü  Dar o cano - quebrar compromissos
ü  Goiaba - Bobo
ü  Jóia - Tudo bem
ü  Podes crer - Acredito; concordo
ü  Cara - pessoa, usado para mulheres e homens
ü  Velha e velho - pai e mãe
ü  Meu - pessoa, cara
ü  Falou - chau, Até Mais
ü  Bicho - Amigo
ü  Parada - Negócio
ü  Bicho Grilo - Hippie
ü  Bichogrilês - Idioma dos Hippies
ü  Biônico - Político nomeado pelo governo
ü  Bode – Confusão
ü  Sacou - entendeu 
ü  Chacrinha - Conversa sem objectivos

Artesanato
Os hippies,  tem o costumo de fabricarem seus próprios objetos, focados em divulgarem através de suas obras de arte a sua cultura e suas ideologias de vida.
Cinema
No final dos anos 60 e início dos anos 70 o desenho animado Scooby-Doo foi feito por animadores que homenagearam a cultura Hippie, um personagem da série seria Hippie (o Salsicha), mas não foi aprovado, então homenagearam os Hippies imitado um carro de desenhos floridos (Mistery Machine ou Máquina Mistério) que imita os carros coloridos e libertys dos anos 60 e 70, o artista principal na criação da Van foi J. Ruby.
Kombi do desenho animado Scooby-Doo, uma homenagem a cultura hippie

Música
A música no movimento Hippie, servia para simbolizar os ideais do movimento, eles promoviam grandes festivais, com foco em rock, com duração de 3 dias, esses festivais eram considerados rituais onde toda a sua ideologia e crença eram transmitidas através da música. O festival mais famoso da história foi o “Woodstock Músic & Art Fair”, um festival de música realizado em 1969, em uma fazenda no subúrbio de Nova York (EUA), anunciado amplamente como “Uma Exposição Aquariana: 3 dias de Paz & Música”, mobilizou  450 mil pessoas e ganhou em 1971 o Prêmio Oscar de “Melhor Documentário”.
“Woodstock, Music and Art Fair” - 1971

Influências cultura hippie no Brasil

Influências Movimento Hippie no Brasil
O movimento Hippie influenciou no Brasil a ideologia da Liberdade e a liberdade de expressão, não se concretizou fortemente no Brasil, porém, influenciou de forma impactante a cultura do jovem da época, o que se estendeu até a atualidade.

Alguns legados foram negativos:
Tráfico de drogas, os hippies introduziram o uso de drogas em larga escalas.

Sexo desprotegido: não se preocupando com doenças ou gravidez, alegando ser tudo pela liberdade, paz e amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário