Neste blog fazemos um breve análise sobre o símbolo hippie e seus impactos na quebra de paradigmas na década de 1960, apontando sua história no mundo e no Brasil e fazendo uma breve análise do signo hippie. Imaginem o alcance que teria o movimento hippie na era das redes sociais. Incrível o poder de mobilização e transformação social que influenciou o movimento hippie em todo o mundo, em um tempo onde não havia liberdade de expressão.

História do Movimento Hippie

Surgimento do Movimento Hippie:
O movimento hippie surgiu como reação à Guerra do Vietnã, um grupo de jovens que haviam sidos convocados para servirem à guerra começaram a pregar "paz e amor” recusando-se a participarem dos combates, muitos acabaram presos e considerados como desrespeitadores da moral norte americana. Esse foi o surgimento do movimento Hippies ainda nos anos 40, após a II Guerra Mundial, com o início do movimento de contracultura, contestatária do sistema, o movimento Hippie,  foi fortalecido nos 60, iniciando-se nas grandes comunidades dos Estados Unidos e tomou proporção mundial
O movimento hippie, foi composto por uma juventude rica e escolarizada, que no decorrer da década de 1960, somou forças com o movimento negro e passaram a discutir questões políticas relevantes até então pouco questionadas, essas discussões foram levadas a públicos, incentivando a formação de opinião sobre os acontecimentos e suas injustiças. Em uma sociedade sem tamanhas tecnologias e liberdade de expressão dos dias atuais, o movimento hippie conseguiu mobilizar uma grande quantidade de pessoas que passaram a lutar pela ampliação dos direitos civis e pelo fim das guerras que aconteciam naquela época.
Essa juventude desconfiava do poder econômico militar e defendia os valores da natureza. Na sua expressão mais radical, os jovens hippies abandonavam o conforto dos lares paternos e mudavam de cidades, muitos escolheram, São Francisco, para aí viver em comunidade com outros hippies; noutros casos estabeleceram-se em comunas rurais.
Os "hippies" (no singular, hippie) eram parte do que se convencionou chamar movimento de contracultura dos anos 60 tendo relativa queda de popularidade nos anos 70 nos EUA, embora o movimento tenha tido muita força em países como o Brasil somente na década de 70.

História do Movimento Hippie no Brasil

Movimento Hippie no Brasil
O movimento mais próximo dos Hippies que aconteceu no Brasil foi o Tropicalismo, também chamado de Tropicália ou Movimento Tropicalista.
Um movimento cultural do fim da década de 1960 que surgiu sob a influência das correntes artísticas de vanguarda, da cultura pop nacional e estrangeira (trazendo o pop rock e o concretismo), mesclando manifestações tradicionais da cultura brasileira as inovações estéticas radicais.
Seus objetivos também eram sociais e políticos, mas principalmente comportamentais, que tiveram forte eco sob o regime militar, no final da década de 1960. Sua principal manifestação foi na música, cujos maiores representantes foram Caetano Veloso, Torquato Neto, Gilberto Gil, Os Mutantes e Tom Zé, uma música marcante foi Tropicália de Caetano Veloso.
Em pleno regime militar, a ditadura perseguiu os Tropicalistas, prendendo alguns artistas como Gilberto Gil e Caetano Veloso, que foram exilados por apresentarem críticas contrárias ao modo de governo em suas músicas. Por conta da repressão militar, a maioria dos verdadeiros Hippies e Tropicalistas no Brasil, migraram para áreas desertas praias baianas e para o interior de Goiás, onde muitos se encontram  até os dias atuais.



Documentário History Channel Special - Hippies 2007 

Nenhum comentário: